English 

Quilómetros e quilómetros a fio…>>

24-03-2007

«(...)
Ainda incrédulo com o delicioso almoço gratuito em Futaleufú, encaminhei-me para a fronteira, entusiasmado com as surpresas que esta aventura me reserva e encantado com a ideia de voltar à simpática Argentina de preços baixos. Antes do asfalto que me levaria a Esquel, a estrada de terra foi cruzando rios brancos de pedra e espuma, contornando lagos trémulos ao vento e pejados de nuvens de mosquitos, moscardos e às vezes abelhões vermelhos, enormes. Em Esquel, o dormitório era realmente básico. Uma grande caixa de madeira com chão de cimento frio e um tecto alto seguro por grossos troncos. Albergava onze beliches triplos, com os respectivos trinta e três colchões de esponja, velhos, coçados, todos com o forro já rasgado em vários sítios. Choveu muito de manhã, mas saí com sol a caminho de San Carlos de Bariloche e a região dos lagos. O tempo estava a querer melhorar à medida que me afastava do Sul, mas para mim ainda sabia a pouco, embora estivesse seguro de que em breve haveria demasiado calor. Uma estrada rápida de montanha um pouco chuvosa fez-me chegar à cidade cansado. Descobri o centro e encostei numa gasolineira ao lado de outra GS, de matrícula americana. Uau! Lá dentro, um tipo baixo, de cara encolhida por entre caracóis loiros tresloucados e barba em pêra despenteada folheava um Lonely Planet  da América do Sul. Destoava claramente entre os argentinos ...
(...)»


Leia na íntegra esta e outras crónicas no livro BuenaYork!

BuenaYork: O Livro

Comentários
Dá-lhe gás
Gonçalo um grande abraço e desejos de continuação de uma boa viagem e boas curvas!!
por Hugo V Sousa em 2007-03-21 08:57:54
Parece que é isso...
Tás a gostar e a curtir o momento (é evidente), é por isso que estás aí... a realizar mais uma experiência de um desafio da vida! Boa... (espero q os suportes estejam de boa "saúde", q não te falte a agua e a gota!!!). pedro
por Pedro O. em 2007-03-21 14:57:11
Vamos subir
continuas a subir....ja falta pouco para o peru, goza cada paisagem, gasta-a para poderes recordar mais tarde. Um abraço e boa viagem
por xamay em 2007-03-21 15:42:56
belas fotos!
belas fotos as de hoje!
por carlos em 2007-03-21 21:39:03
SORTUDO
ESTÁS CADA VEZ MELHOR...A ENCONTRAR A VELOCIDADE DE CRUZEIRO...CONTINUA BEM
por venenoderato em 2007-03-21 22:29:03
Parabens
Parabens pela aventura, eu como endurista até me "babo" com a tua aventura. Continuação de boa viagem. Abraço.
por Roger Gil em 2007-03-22 10:18:35
Bariloche
que ricos lagos!! :D Tem sido um prazer acompanhar a tua aventura, Gonçalo! Abraço
por Bruno Ramalho em 2007-03-22 11:12:51
Grande Gonçalo!
Grande Gonçalo!
Parabéns pela concretização desta aventura!
Tenho acompanhado os teus fascinantes relatos e cada vez que os leio, tal como quase todos os que te estão seguir, sou invadido por uma vontade imensa de evasão.
Quantos de nós sonhamos com essa liberdade que agora experimentas mas nunca a alcançamos por motivos que nos demovem (ausência da família, medo do imprevisto, gastos, ...)... Com quanta certeza trocaria a rotina universitária para estar aí ao teu lado a explorar esse continente... :-D
Porque nos inspiras com essa grande viagem e porque para nós ela será também a "nossa" viagem, já sabes que nunca estás sozinho pois estamos neste lado do mundo a acompanhar-te diariamente.
Votos sinceros de que tudo continue a correr bem! Um abraço amigo
Márcio Silva
por Márcio Silva em 2007-03-22 15:20:58
aka patrão
Muito bem ! Não perco um relato.Após ter lido num jornal desportivo o anúncio desta sua aventura tenho-o acompanhado com verdadeiro interesse.
Sou "veterano"na idade mas sempre houvi dizer que "quem quiser saber deve andar ou lêr".A descrição dos lugares por onde passa é perfeita.Também andei em Africa e a vastidão daquelas regiões subpovoadas,com animais de toda a espécie foram um sortilégio que jamais esquecerei!
Continuação de BOA VIAGEM.
por fornelos em 2007-03-22 17:26:07
Bons hábitos
Já não é só um bom hábito! Já é quase uma compulsão ler as tuas crónicas. Primeiro pela informação, quase real, que elas contêm, depois, pela própria construção do texto que, deixa-me dizer-to, já não é habitual em gente da tua geração. Mas isso para mim já não é novidade. No entanto eu gosto de o afirmar, porque és merecedor desdeste louvor. Quanto à tua aventura, força, Gonçalo, estamos todos a torcer para que a leves até ao fim com o ânimo que até agora tens demostrado. Um abraço meu e de Zulmira.
por Rogério Pinto em 2007-03-23 11:10:25
A mota está pesada?
Se sentires que a mota está com muito peso... não ligues é do pessoal que vai contigo na viagem
Um abraço de Carcavelos
por edcosta em 2007-03-23 19:39:38
Abraço
Esta é a primeira vez que deixo aqui uma mensagem mas não é a primeira em que perco (ganho) alguns minutos a ler as tuas crónicas e a tentar imaginar a tua grande aventura.
Boa sorte! A malta da IBS não te esquece.
por Paulo Silva em 2007-03-24 18:30:59
Estamos aqui.
Que continuem essas cronnicas. Mesmo quando por vezes ficamos sem palavras, estamos aqui.
por Gustavo "MisterBondPT" Almeida em 2007-03-25 00:31:17
A toda a hora esperamos noticias!
Não mandamos os nossos comentários em todas as crónicas mas estamos atentos à tua viagem. Qaundo passam muitos dias sem novidaes também ficamos surpreendidos e curiosos!
por sao.o em 2007-03-25 16:11:14
Valdivia
Desculpe-me, mas não posso estar de acordo consigo em relação a Valdivia. Para além do mercado de peixe e marisco em geral e dos fabulosos leões marinhos que por ali são alimentados com as miudezas dos peixes, há sempre a Baía de Corral, lindíssima, e o que resta das fortificações espanholas. Tente parar um pouco nos locais. Já perdeu Torres del Paine, uma das maravilhas do planeta; tente não perder muito mais; a sua viagem pode transformar-se num imenso acumular de kms sem nada dentro. Pense mais em si e em nós que tentamos partilhar consigo a viagem, sem o incómodo da mota, do frio. Olhe que os chilenos são gente retraída, mas se precisar deles eles respndem. Já quanto aos argentinos a coisa não é bem assim. Claro que há que ter cuidado com as generalizações.
um grande abraço e boa viagem
por Martinho Cruz em 2007-03-25 17:57:19
CORAGEM
Para desejar ao Gonçalo a continuação de uma esplendorosa viagem... sei k devem existir momentos muito difíceis, mas os leitores diários de suas crónicas e apreciadores das suas fotos estão aqui para lhe transmitir toda a força e apoio!
Dois beijinhos simpáticos da Leonor
por Leonor em 2007-03-25 19:42:03
Descobrimentos, dos tempos modernos
É preciso ter coragem... ir assim "sozinho" para o desconhecido, "armado" apenas com uma mota... Enfim nada que os Portugueses com as suas caravelas já não o tivessem feito. Continua força =) Já agora o que levou a fazer tal coisa? Que maquina fotográfica usa?
por Pedro Carmona em 2007-03-29 22:33:41
tafi del valle
hoy abril 1 del 2007, te busco , en tafi del valle , y no te encuentro . espero que todo eate bien .
suerte . chau este es mi email [email protected]
por oscar medina em 2007-04-01 21:29:48
Um Exemplo!
Caro Gonçalo
A forma como empreendeu a viagem e a partilha com este profissonalismo e dedicação espectacular é um Exemplo para todos nós, que adoramos o mototurismo!
Muito Obrigado!
por Ernesto Brochado em 2007-04-08 23:05:18
35.000 km
15 países
7 meses (Jan-Ago 07)