English 

Mais uma vez a cordilheira…>>

14-04-2007

«(...)
Vi no mapa que o percurso do dia incluía o Trópico de Capricórnio. Lembrei-me por isso de levar para a mesa do pequeno-almoço o mapa grande da América do Sul. Leite não havia, tinha-se acabado o pão, restou-me aldrabar o estômago com um café quase frio e meio pastel com vários dias. Voltei-me para o continente desdobrado na mesa e inspirei-me no itinerário percorrido, refazendo com um olhar lento os largos milhares de quilómetros rodados. Zoom in, zoom out, deliciei-me uns minutos com a brincadeira. Depois parti, sentindo que me esperava um dia grandioso.

Pela primeira vez atestei completamente os depósitos auxiliares de gasolina e de água, e enchi uma mochila de comida e de mais água. Meia dúzia de curvas feitas, concluí que precisava de ajustar a suspensão à nova carga. Repeti os desfiladeiros da noite anterior, agora com luz e muito ao estilo das cores listadas da Quebrada de Las Conchas. Rapidamente estava outra vez no entroncamento de Purmamarca e virei para Oeste, em direcção a Susques e ao Chile.
 
Um novo canyon confluía com o anterior acompanhando o mapa de estradas. As mesmas vertentes listadas avivaram as cores e, mais à frente, novas formações se lhes juntaram em bonitos contrastes. No grande leito seco havia um outro leito esculpido, seco também, carregando um fio de água por entre as pedras do fundo. A cor rosa abriu para um ...
(...)»


Leia na íntegra esta e outras crónicas no livro BuenaYork!

BuenaYork: O Livro

Comentários
Superlativo
Já não há adjectivos novos, Gonçalo. Cada vez melhor, mais envolvente... comerçaste musico-engenheiro-motard, acabas com certeza escritor! Beijos
por Ana em 2007-04-17 07:33:08
Andes
Olá Gonçalo, por muito que andes, vais ter Andes e mais Andes até ao norte da America do Sul.
Boa viagem Um Abraço mariop
por Mario Pereira em 2007-04-17 08:57:43
Só mesmo para te desejar...
... uma óptima viagem! Tenho vindo sempre ler as tuas crónicas mas nem sempre dá "jeito" comentar... pelo menos ficas a saber que aqui tens 1 leitora assídua! ;-)
por Sofia Cavaco em 2007-04-17 09:53:18
Fabulástica
A foto da "menina" com a borracha a provar o sal, está fabulástica.
Continuação. Pedro/Porto/Portugal
por Pedro em 2007-04-17 11:48:58
Pequena critica
Gosto mais quando descreves a aventura em si, as peripécias, os pormenores das gentes ou os probelmas que vais encontrando do que paragrafos inteiros a descrever as cores de uma colina. Para isso temos as fabulosas fotos, e depois sabe a pouco ;)
Esta crónica demorou a sair .. continuação de boa viagem, ja me convenceste a comprar uma GS.
por Dan Mac em 2007-04-17 13:33:51
Sem crítica
Quem escreve assim não merece crítica... as fotos também ajudam. Boa viagem
por António em 2007-04-17 15:04:23
Foi sal a mais!
Quando se prova sal, a tensão arterial sobe... e depois dá nisso: faltas de ar!! :D Depois diz que é das alturas!!...
Grande escrita, fotografias de quaidade... É um prazer!
por Gustavo "MisterBondPT" Almeida em 2007-04-17 15:16:22
Fabuloso
Gonçalo, as descrições da tua aventura são verdadeiramente "realistas". Já tenho lido vários livros relatando viagens mas sinceramente a tua forma de escrever e de nos transmitir as vivências e emoções são fabulosas. Porque não escrever um livro depois desse "passeio"!? Um abraço e continua com boa viagem!
Márcio Silva
por Márcio Silva em 2007-04-17 18:49:40
Continua...
Força Gonçalo. continua com a tua viagem e as tuas crónicas. Elas preenchem um pouco aquele vazio de aventura de que todos necessitamos
por antonio pedro em 2007-04-17 20:33:43
A alma das fotografias
Caro AVentureiro

SImplesmente fabuloas as fotos!
UM abraço
por pina de morais em 2007-04-17 21:56:31
Não concordo
Não concordo com a "pequena crítica" acima exposta. E não concordo porque, mesmo que as fotografias "falem", nunca trduzirão a forma poética como tu, Gonçalo, descreves o que observas. Não é fácil!.. Masd eu sei quem tu és. Sei que tens toda a capacidade para o fazeres. Continua a escrever bem. O livro que estas tuas crónicas constituirão terá, assim, muito mais substância do que um simples relato de viagem. Força!...
por Rogério Pinto em 2007-04-17 22:56:39
Cada vez mais, também quero ir
As fotografias são, realmente, lindas e o relato da viagem não lhe fica atrás. Gostava de saber escrever assim. Um abraço e siga a viagem.
por António Queirós em 2007-04-17 23:12:24
Sem palavras...
Olá Gonçalo!
Acompanho a tua aventura quase desde o início mas é a primeira vez que faço um comentário. Ao ler as tuas crónicas fico geralmente sem palavras para expressar o que sinto.
Venho regularmente ao site sempre na esperança de encontrar uma nova crónica e, quando tal não acontece, sinto alguma tristeza.
A grandiosidade da tua aventura, a forma como (d)escreves, a curiosidade e alguma (saudável) inveja criaram uma espécie de vício.
Desejo-te a continuação de BOA VIAGEM e muita FORÇA.
por JoséM em 2007-04-18 01:42:58
Avança!
Mega viajem. Vai em frente.
Magnificas descrições do teu percurso e aventura.
Montalvão cá está a apoiar-te!
por Ren em 2007-04-18 01:54:25
a tal critica
A critica era obviamente construtiva pois venho aqui todos os dias e a ultima crónica tinha sido ha 7 dias! Se o texto é pequeno para descrever esses 7 dias, muito mais pequeno se torna se o Gonçalo descrever parágrafos inteiros de paisagens. Sabe a pouco e foi nessa direcção que a atirei.A descrição sabe bem desde que não roube espaço às vivências.Aliás não falei no imperativo, do estilo ''devias escrever assim'' mas sim um comentário.Foram 7 dias e pareceu so um.O problema está no parecer pouco texto para tantos dias sem noticias. ;)
por Dan Mac em 2007-04-18 03:57:06
vários..
Tenho assistido a esta viagem espectacular.... um autentico sonho...
ao ler o que escreves transporto-me para esse mundo.. tu sabes como é... Sabes aqueles fosseis que comprei em Marrocos na nossa viagem? Pois é, cada um vale no minimo 1000 Euros...
ainda n sei o valor dos meteoritos::
Um abraço....
por Joao Bmw1100gs em 2007-04-18 17:01:49
Auto-realização
...foi desta forma que falei de ti a algumas pessoas...alguém que simplesmente concretiza um sonho... Força e continua! Supera os obstáculos e constrói a história da tua vida. Cidália
por cidalia em 2007-04-18 18:40:59
Pingos de mel
Caro Gonçalo
Obrigado pelas notas e fotos, que nos permitem imaginar a viagem que, provavelmente, todos gostaríamos de fazer. Continuação de boa viagem e cá continuamos à espera de mais "pingos de mel"...
por José Sousa em 2007-04-18 19:27:24
Aviso
Tem cuidado no teu regresso a Portugal,n digas por q "fronteira" vais entrar,pq as tuas fãs vão lá estar!Ele é aventureiro, fotografo, escritor,pianista.... um mimo...
Parabéns pelas crónicas, penso que o Miguel Sousa Tavares tem aqui um sério concorrente.
por margo em 2007-04-19 10:20:44
Colombia
Belas crónicas, bem escritas, bom ritmo. Eu fiz um "mexicopaulo", um ano por terra (em transportes) do Mexico ao Brasil. A minha grande surpresa - Colombia! Pais de má fama - na estrada é de facto preciso andar informado - mas com pessoas extraordinárias, para não falar das mulheres mais charmosas do mundo. Popayan, cidade no sul recomendo vivamente. Abc e "boas viagens" no continente da alegria
por Carlos em 2007-04-19 12:29:45
Para informação de todos
Aventura: "Motard" português assaltado por grupo armado no Peru

Porto, 19 Abr (Lusa) - Um motociclista português, envolvido numa aventura d e 33.600 quilómetros no continente americano, foi assaltado sábado, no Peru, po r um grupo armado, ficando sem passaporte, documentos da moto e artigos pessoai s no valor de três mil euros.
A informação foi fornecida hoje pelo próprio motociclista, Gonçalo Mata, em e-mail enviado à agência Lusa a partir da capital peruana, Lima.

O "motard" explicou que já pediu ajuda à Embaixada de Portugal em Lima, no sentido de obter um novo passaporte, e adiantou que a representação diplomática "está a realizar um grande esforço para resolver tudo em tempo recorde".
A obtenção de um novo certificado de matrícula da mota vai ser tentada pela
namorada de Gonçalo, que o acompanhava no momento do assalto e que regressou e ntretanto a Portugal.

O assalto ocorreu numa bomba de gasolina de uma zona semi- desértica próxim a do Vale Sagrado e foi protagonizado por dois de três ocupantes de um "Tico" - um mini-táxi típico do Peru.

Dois dos homens saíram do "Tico" e um deles socorreu-se de uma arma de cali bre 22 para coagir o "motard" e a namorada a entregarem- lhe os seus bens pesso ais.

Gonçalo explicou que o assalto, "apesar de intempestivo e muito rápido, não envolveu violência física propriamente dita, apenas muita gritaria e um sentim ento de impotência".

"Conseguiram levar o saco que tenho em cima do depósito da moto, onde guard o muita coisa de valor que preciso com frequência, incluindo as duas máquinas f otográficas, especialmente caras", relatou.

Nesse saco encontravam-se o passaporte e o certificado de matrícula da moto , uma BMW R1150GS.

"Levaram ainda a minha mochila com roupa, que foi a mais fácil de conseguir
tirar das amarras que a prendiam à mota", acrescentou Gonçalo, um engenheiro i nformático que se despediu da empresa onde trabalhava para realizar esta aventu ra nas Américas.

Agora parado em Lima, à espera de obter novas vias dos documentos imprescin díveis, o "motard" disse que equacionou interromper a aventura de moto, entre B uenos Aires e Nova Iorque, "e simplesmente abraçar toda a segurança que transpi ra na Europa, onde esta situação estaria perfeitamente deslocada".

Mas, após reflexão, Gonçalo decidiu continuar "com atenção redobrada enquan to [os ladrões] não levarem a moto", ironizou.
por Baidauei em 2007-04-19 15:07:20
namorada?
Então não era ele sozinho? ''one man, one motorbike''
por dan Mac em 2007-04-19 15:45:03
sabado
A ultima cronica tem data de segunda feira.. se isso se passou sábado como é possivel?
por dan Mac em 2007-04-19 15:48:41
Esclarecimentos
dan Mac, como podes imaginar, crónicas destas tão bem escritas, não serão publicadas no dia em que acontecem as coisas! E quanto à namorada, se leres para trás, apercebes-te que ela foi lá ter com ele para uma visita a meio da viagem. Aguardemos que o Gonçalo nos esclareça tudo, com certeza o fará brevemente.
por Ana em 2007-04-19 17:03:03
fotos
fotos fantásticas!!! depois volto com mais tempo para ler os textos, ou quiçá, espero pelo livro
por PM em 2007-04-19 18:04:20
esclarecimentos
Ana, se tentaste esclarecer, tenta ler o que escreveste e verás que não esclareceste nada. Obviamente que não são publicadas no dia em que acontecem as coisas, mas neste caso supostamente foi publicada depois de acontecerem as coisas! Logo se a cronica foi publicada depois, mesmo que tenha sido escrita antes, viria com um breve ps a dizer o que se tinha passado, nem que fosse escrito em cima do joelho. Foi nessa não logica das datas que comentei.
Sabado dia do assalto foi dia 14, e a ultima cronica publicada ( nao interessa quando foi escrita) foi dia 17. 3 dias depois.
por dan Mac em 2007-04-19 21:40:59
Força Gonçalo
Um azar faz-te dar um passo atrás, mas se continuares darás 2 ou 3! Um abraço NOMAD de Portugal.....e resto de boa viagem
por Goncalo em 2007-04-20 17:29:53
Em Frente...
Caro Compatriota,
As coisas negativas, ficam sempre para trás e vamos em frente...
Até lá, que a sorte esteja contigo.
Eduardo Granjo
por Eduardo Granjo em 2007-04-21 23:34:27
Esclarecimentos
Relativamente ao que escrevi acima, a confusão das datas teve uma simples justificação. Realmente o assalto ja tinha sido feito, mas o Gonçalo so teve tempo de publicar um texto ja escrito antes. Com a correria e policia etc nem pôde acrescentar dados sobre o assalto.
Como as datas no inicio não batiam certo, pensei que fosse alguem a brincar, e daí as minhas perguntas, gentilmente respondidas pelo Gonçalo por email :) Aqui fica a minha explicação para não pensarem que tava a implicar.
por dan mac em 2007-04-24 23:55:12
simplesmente genial
é simplesmente genial um homem acompanhado apenas por uma moto aventurar-se numa viagem desta dimensão. é de Homem!!! P.S. nunca pares...
por luis peixoto em 2007-04-25 22:10:22
Vc e o cara!
Eu fiz uma pesquisa da minha escola e direi total com seus relatos!!!

Vlw ai!!!

como vc consegui chegar en cima de uma moto tao longe!!!


nussa!!!


Tenho 13 anos e sou de Belo Horizonte!!


t+ galera
por Victor em 2007-05-22 00:03:53
Pura escrita literária
Encontrei por estes dias, por mero acaso, o site do seu extraordinário projecto e desde logo a curiosidade se apoderou de mim. Comecei a ler a partir da primeira crónica e não mais consegui parar de ler; têm sido momentos de puro deleite para mim. A sua escrita, altamente literária, repleta de recursos estilísticos que conseguem transportar qualquer leitor para uma outra dimensão, é música para os ouvidos. Esta crónica, em particular, deixou-me rendida pela descrição das cores e as fotos que complementam o texto são o acessório imaginativo perfeito que o texto escrito me fez invocar.
Parabéns, Gonçalo, pela coragem da aventura e também por uma certa ousadia que um projecto destes acarreta.
por Helena, Arraiolos em 2007-05-26 00:10:21
fotos de outras dimenções
fotos
por Auxiliadora em 2007-09-19 18:10:10
35.000 km
15 países
7 meses (Jan-Ago 07)