English 

O início ...>>

10-02-2007

O início ...>>

Três da manhã. No silêncio da casa o relógio de pêndulo badalou a hora certa. Deixou no ar uma vibração de gongo e acabou por mergulhar no tiquetaque imperceptível de sempre. Sentado no chão e encostado a um dos sofás, pouso o portátil ao meu lado. Tenho os olhos cansados, a cabeça pesada. À minha frente as cadeiras da sala, todas encostadas à parede, transbordam de artigos de viagem meticulosamente organizados que já não cabiam na mesa. É apenas o que vai comigo no avião. A maior parte do material já voou com a mota para Buenos Aires. Sinto um forte baque de consciencialização. Interiorizo, como se fosse novidade, que sou mesmo eu que depois de amanhã entro num avião para Madrid, e logo Buenos Aires, para montar em cima de uma mota e iniciar a maior aventura da minha vida.


Nos meandros da azáfama preparativa dos últimos meses, pouco tempo sobejou que pudesse ser dedicado a mentalizar-me para o que aí vem. Não faltam papéis cheio de planos e mapas cheios de traçados, respeitando o credo em que para algo bem projectado não há que ter medo. Mas então que dizer deste enorme desconhecido que me invadiu agora mesmo, sem se fazer anunciar, a horas da partida, preenchendo todas as frestas de probabilidade do que pode correr mal?

 
Foram muitas semanas. Movimentei-me no plano teórico de um projecto quase matemático durante tempo suficiente e com intensidade bastante para perder a ligação à minha realidade emocional. Tudo voou ao sabor do meu sonho e do que imaginava possível. Como numa partida de xadrez, fui reagindo às jogadas do adversário, conduzindo-o por minha vez com pequenos passos firmes. Projectei com ambição, sentindo que controlava o jogo. O interesse cresceu, os convites sucederam-se, as pessoas incentivaram a ideia e já logo eram tantas as visitas ao site e tantas as palavras amigas! Chegaram e-mails com respostas positivas de apoio e chegou o material encomendado, viu-se a mota evoluir e o equipamento a ficar pronto, vacinas resolvidas e burocracias validadas. Tudo girava e as contas iam batendo certo. Jogava esta partida com um interesse despreocupado de quem aposta feijões.


Hoje, subitamente, tudo me parece diferente. As contas continuam a bater certo. Não me enganei nas somas dos quilómetros. As respostas dos patrocinadores não se alteraram. A proposta da «Visão» 1 está lá, intacta. Estes armários repletos de roupa, tenda, ferramentas e um mundo de brinquedos de viagem, mesmo ao pé das malas novas, junto às lentes e aos depósitos… ninguém lhes mexeu e no entanto, nada está como dantes. A mudança aconteceu comigo. De repente, as mesmas vozes de sempre começaram a falar-me de coisas verdadeiramente assustadoras, de aventuras para além do razoável, de feitos a exigir muita coragem. Aquilo era comigo. Deixei de ser imune aos comentários que relembro, surpreendidos pela distância, pelo perigo e pela solidão. Era de mim que falavam. O material à minha frente revestiu-se de uma estranheza a suscitar curiosidade, como se não fosse o meu. Os e-mails versam acordos surpreendentes e aqueles mapas que ali estão, cheio de rabiscos… Arrasto os olhos à minha volta. Uma desarrumação organizada toma conta da sala. Mas como é que isto tudo aqui veio parar? Aqui tão perto de mim. Tão de repente. Tão já aí tudo a acontecer, que parece que nem tenho tempo de respirar, já no sábado, que aflição!… Não, não me falta fazer muita coisa, não é isso. Não me falta tempo para completar o planeado. Falta-me é sintonizar esta realidade mirabolante que vejo agora ser minha. Falta-me é tempo para respirar fundo as vezes que possam digerir este pânico de estar tudo a acontecer, o avião até Madrid e depois, Argentina. E a mota que chega logo a seguir e tudo com ela. E os quilómetros, intermináveis, tantos que são o perímetro da Terra; apesar de tudo como é grande o mundo! E sete meses, quanto tempo é isso?
  

Caí do tapete voador. Foi-se a teoria e a cega coragem com ela. Amanhã é a valer. De repente, sou pequeno e um medo real traz a ansiedade feliz de saber que sou eu mesmo quem vai partir no meu sonho.
 
 

Comentários
Colombia
Olá Goncalo,
Sou fotografo e vivo na Colombia. So hoje soube da tua aventura ...desejo-te a melhor das sortes, e espero que nos encontremos aqui na Colombia. se puderes deixa-me um mail com um contacto teu e quando preves chegar a Colombia.

Poedes contar comigo para qualquer eventualidade ...


1 abraco

Pedro
por pedro trigueira em 2007-02-01 15:07:00
Bela foto!
Km1. E muito mais se irão seguir.
Depois de teres começado, comecei a pensar... como têm sido as "noites"... Dificuldades nesse campo? :)
por Gustavo "MisterBondPT" Almeida em 2007-02-01 15:33:31
Força Gonçalo!
Aí vai o Gonçalo, lançado, rumo à maior aventura da sua vida. E nós todos aqui na VISÃO vamos com ele. Se for preciso, empurramos... Força!
por Manuel Barros Moura em 2007-02-01 16:49:00
O mundo é teu!
Amigo... que dizer? Sinto-me felicíssima por ti, preocupada também um pouquinho - embora o constante oferecer de "ajuda" de tanta gente aqui na página ajude a relaxar um pouco. Agora aproveita, vive tudo como sempre fazes, intensamente.
por Ana em 2007-02-01 16:51:22
Força directamente do Porto
Só hoje tomei conhecimento deste projecto, através do site da Visão. Estou muito entusiasmado com tuda esta aventura e só te posso desejar muito sucesso. Também vivo no Porto e sou Engenheiro... também estudaste na FEUP?
Agora só me falta é mais coragem para levantar a "ceira" deste escritório e partir para aventuras mais longas. Já consegui pelo menos ir a NY durante 2 semanas. Agora espero daqui a pouco tempo fazer a Route 66.
FORÇA AÍ e vai dando notícias a estes sonhadores, viajantes e aventureiros ligados à Internet, na tua terra natal!
por David Pinto em 2007-02-01 16:53:28
Boa sorte!
Uma grande viagem começa sempre por um pequeno passo!

Boa sorte para a tua aventura e cumprimentos em "V".
por António Gonçalves em 2007-02-01 18:11:01
Boa Viagem!!
Caro Gonçalo,

Desejos de uma viagem cheia de sucesso!
Toda a paisagem da pampa argentina te dará força e alento para o inicio1
m abraço,
Zé Brito
por José Brito em 2007-02-01 18:19:35
Depois da tempestade ...
Caro Gonçalo: Depois da tempestade ... todos esperamos que apenas haja bonança. Boa viagem, deste, também informático, amante de fotografia e de viagens, entre outras coisas ...
Pedro / Porto / Portugal
por Pedro em 2007-02-01 18:38:32
BRUUUUUUUMMM!!
Que maravilha... Liberdade!
por Huguito em 2007-02-01 21:49:30
Bonne Route!!!
........................................
por Huguito em 2007-02-01 21:52:56
Sem palavras!
É mesmo isto que te quero dizer. Depois de ver a tua crónica do KM1, fiquei sem palavras. Inexplicavelmente os meus olhos encheram-se de lágrimas... lágrimas de alegria, de admiração por teres começado essa fantástica jornada!
Desejo-te toda a sorte do mundo.
Um beijo enorme
por Mafalda Nogueira em 2007-02-02 10:47:01
Fantástico
...ainda agora começou e tanta coisa aconteceu...é o que dá quando se faz aquilo que se gosta e quer...és um privilegiado e um corajoso...e acima de tudo autêntico...boa sorte e buena viagem!
por cidalia em 2007-02-02 11:36:02
Live to ride..riding and living...
Muito boa sorte, muita confiança e sempre a acreditar gozando intensamente cada Km. Abraço
por Cacilda e Bruno em 2007-02-02 11:50:07
YEEEEEE
A mota ta linda!!!!!!!!!!!
por Mints em 2007-02-02 12:19:01
Boa Viagem
Abraço
por opatrao em 2007-02-02 18:07:04
Ca te espero
Tive conhecimento da tua viagem quando a minha moto estava a ser preparada no Bruno da AS Motorrad e claro a tua tambem la estava. Eu vivo em New Jersey EUA e gostaria de te receber no fim da viagem em New York. Ate la...prego a fundo e fe em Deus.
Boa sorte
por Eusebio Pedro em 2007-02-02 22:45:41
Boa viagem!!
Parabéns pela coragem!!
A viagem que vais fazer faz parte dos sonhos de muitos de nós. Esperamos ansiosamente pelas fotos e crónicas das peripécias que nos fazem sonhar com um dia fazer algo de semelhante.
Diverte-te e que tudo te corra da melhor maneira possível!

P.S- Numa nota um pouco mais prática, com tanto peso na traseira da moto, vai tendo atenção ao subquadro, por vezes cede com o excesso de peso e mau piso. V
por RRodrigues em 2007-02-04 14:42:00
Vai e ...
... demora-te!
por Cordeirus em 2007-02-05 16:30:32
Para começar...
Excelente...
por LC em 2007-02-07 19:43:43
A GRANDE aventura
Paris Dakar?!!! não precisa, conduzir livremente ao espírito do clima.
Que dores de cotovelo que eu tenho......
por Gabriel Costa em 2007-02-08 09:36:29
Boa sorte........
Gonçalo aproveita cada metro de paisagem. Um grande abraço e muito boa sorte. :-)
por JMiguel em 2007-02-08 11:34:28
Curte, curte bué
já que não posso ir, deleito-me com as tuas crónicas e a tua máquina fotográfica.
Buena suerte e asta la vista Gringo!!
por jorge Sá em 2007-02-11 20:49:22
Boa sorte...
gonçalo força nessa grande aventura um dia penço poder faser o mesmo mas noutro continente africa ...força amigo força
por Daniel Salgado em 2007-02-12 14:58:08
Buenamérica
Caro Gonçalo
Sou ex-colega (mas continuo amigo!) do teu irmão Miguel que me "encaminhou" para esta tua grande aventura. De facto. Vou segui-la, principalmente a passagem pelo SW dos USA. Parabéns (tb pelo site) e boa sorte.
por Miguel Dantas da Gama em 2007-02-13 11:28:52
capacete
tenho uma historia muito engraçada sobre capacete e gostaria de um dia poder te contar... essa historia aconteceu numa viagem minha... felicidades e sucesso
por dilcineia souza em 2008-04-10 15:05:48
35.000 km
15 países
7 meses (Jan-Ago 07)